Iº Congresso de Reabilitação e Inclusão na Saúde Mental │Publicação do livro de actas (carácter cientifico)

papel-das-famlias

Foi já publicado pela Almedina Editora o livro de actas do I Congresso de Reabilitação e Inclusão na Saúde Mental: O Papel das Famílias e das Redes de Apoio Social, que teve lugar em Coimbra, em Outubro de 2007. Esta edição foi coordenada pelos Profs. Doutores Manuel Viegas Abreu (Presidente da Associação ReCriar Caminhos) e Eduardo Santos (Coordenador Científico do IPCDVS).

 

 

 

 

Inclusão Social de Pessoas com Doenças Mentais 

 (carácter cientifico)

incluso-socialFoi publicado pela Editora Almedina o livro Inclusão Social de Pessoas com Doença Mental, uma tradução da obra original "Social Inclusion of People with Mental Illness" de Julian Leff (Professor Emérito do Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres) e Richard Warner (Professor da Universidade do Colorado). Esta edição portuguesa, com tradução de Ana Paula Lopes, conta com a Revisão Técnica e Científica do Prof. Doutor Manuel Viegas Abreu (Presidente da Associação ReCriar Caminhos).

 

 

 

 

A Iª Exposição Nacional de Arte Espontânea 

Emoções & Razão. Contexto e Objectivos

 (carácter cientifico)

cartaz-exposicao-smallContexto, objectivos e organização

A Iª Exposição Nacional de Arte Espontânea surgiu da intenção de ilustrar e de complementar um dos quatro eixos temáticos do IIº Congresso de Reabilitação e Inclusão em Saúde Mental, que decorreu no Auditório da Universidade de Coimbra (UC) de 12 a 14 de Outubro de 2009. Um dos objectivos principais do referido Congresso consistiu em agregar contributos para um conhecimento mais aprofundado do modelo bio-psico-social da promoção da saúde mental. Propondo que sobre as doenças mentais incida uma visão integrada da complexidade dos seus factores e condições etiológicas, sintomáticas e terapêuticas, os defensores do modelo bio-psico-social procuram que dele decorram aperfeiçoamentos da intervenção prática integrando modalidades terapêuticas de reabilitação psicossocial, de psico-educação e de inserção profissional de pessoas que se confrontam com problemas de saúde mental.

Consultar desdobrável do catálogo da exposição (pdf)

Ler artigo: Criação artística e saúde mental (pdf)