PROJECTO EM PROCESSO DE CRIAÇÃO

 

«Uma visão sem uma tarefa não é mais do que um sonho,

uma tarefa sem uma visão é trabalho penoso,

uma visão e uma tarefa são a esperança do mundo.»

David Allen (2009)

 

1. Missão

A Escola de Artes e Empreendedorismo Social e Apoio ao Emprego, que a Associação Recriar Caminhos projecta ir construindo à medida que as condições logísticas e financeiras o permitam, tem por missão conceber e realizar actividades de apoio ao desenvolvimento vocacional e à inserção profissional de pessoas com dificuldades de natureza emocional, adaptativa e relacional que a psicopatologia classifica por perturbações do espectro da esquizofrenia. As actividades de apoio efectuam-se por intermédio de programas de orientação, formação, organização de estágios, incentivos à colocação em postos de trabalho apoiado ou à criação de empresas sociais em domínios específicos das Artes.

 

2. Objectivo principal

Constituindo um pilar fundamental da concretização da missão estatutária da Associação ReCriar Caminhos, a Escola de Artes e Empreendedorismo Social e Apoio ao Emprego tem como objectivo principal apoiar o Desenvolvimento Vocacional dos adolescentes e jovens adultos que se confrontam com dificuldades de integração social devidas a perturbações do espectro das psicoses, designadamente estudantes do ensino secundário e do ensino superior.

Por intermédio das actividades das diversas oficinas que a compõem, a Escola de Artes, Empreendedorismo Social e Apoio ao Emprego procura contribuir para evitar o abandono precoce dos estudos e a sua interrupção definitiva.

 

3. Objectivos complementares

De forma a contribuir para potenciar os benefícios do objectivo principal, a Escola visa alcançar os seguintes objectivos complementares:

3.1. Ajudar as famílias das pessoas que frequentam as oficinas da Escola disponibilizando-lhes apoio emocional, informações sobre a natureza e evolução da psicopatologia envolvida e aconselhamento sobre as atitudes mais favoráveis à reabilitação psicossocial dos seus familiares.

3.2. Avaliar, de forma sistemática e por intermédio de instrumentos cientificamente validados, os efeitos das actividades de orientação e desenvolvimento vocacional na melhoria da qualidade de vida e diminuição da sintomatologia psiquiátrica “negativa”.

3.3. Estabelecer uma rede institucional de cooperação que incentive e reforce a integração das pessoas em formação na vida da comunidade.

3.4. Combater o estigma associado às “doenças mentais” e contribuir para uma mudança cultural que promova a valorização, a recuperação e a integração social das pessoas cujas dificuldades emocionais, adaptativas e relacionais têm diagnóstico psiquiátrico.

 

4. Organização

4.1. A Escola de Artes e Empreendedorismo Social e Apoio ao Emprego integra um conjunto diversificado de Oficinas de modo a assegurar um leque relativamente amplo de actividades formativas, ocupacionais e produtivas, susceptíveis de permitir a exploração, a orientação e a escolha da área em que a formação e inserção profissional possa corresponder ao perfil de aptidões, competências e interesses das pessoas que as frequentam.

- Artes Plásticas (Pintura, Escultura, Cerâmica

- Artes da Escrita (Escrita expressiva e criativa, Jornalismo)

- Informática (Funções básicas e Utilizações práticas)

- Espaços Verdes (Floricultura, Ambiente, Jardinagem)

- Artes do Teatro (Narração, Encenação, Representação)

- Música e Canto

- Fotografia e multimédia


5. Parcerias

«A perseverança é apenas o primeiro elemento na equação da sorte.

O segundo é a capacidade de criar uma rede. Eu diria que a sorte é

directamente proporcional ao tamanho e adequabilidade da rede»

(Cohen, 2007)

A fim de cumprir a sua missão social e realizar os objectivos a que se propõe, a Escola de Artes e Empreendedorismo Social estabelecerá parcerias de colaboração com diversas instituições de Coimbra, nomeadamente com a Universidade de Coimbra, a Câmara Municipal, a Associação Académica de Coimbra, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, a Delegação Regional de Cultura, o Centro Distrital de Coimbra da Segurança Social, entre muitas outras de natureza pedagógica, empresarial e cultural.

 

Referências

Allen, D. 2009 (2001). Citação de uma Igreja em Sussex, Inglaterra, por volta de 1730. Fazer bem as coisas. (Tít. Orig.: Getting Things Done- The Art of Stress-Free Productivity). Lisboa: Actual Editora. (2009: p 290)

Cohen, Ronald (2007). The second bounce of the ball. (citação em ingles: «Perseverance is only the first element in the luck equation. The second is networking. I would say that luck is directly proportional to the size and appropriateness of you network»).